sexta-feira, 3 de abril de 2009

Educação no lixo

Estou no mesmo colégio desde a primeira série. E até agora não mudou nada. A cada ano ele incentiva os alunos aos estudos, ele faz com que os alunos interajam com o meio ambiente, ele mostra os valores nos quais devemos seguir, ele faz de tudo para que o aluno saiba viver no mundo de fora. Entre todas essas "missões" do meu colégio a principal delas é o respeito. Afinal, o respeito é base para tudo. Principalmente dentro de uma sala de aula. Mas na prática, não é bem assim.

O professor está na frente de trinta e poucos alunos fazendo o que mais gosta: ensinar. Enquanto tenta falar, mais ou menos vinte alunos estão conversando; sete estão dormindo e apenas cinco estão realmente prestando atenção nas palavras do coitado professor. E quando este abre a boca para chamar atenção daquela maioria que não está nem aí recebe pauladas e xingamentos em troca do silêncio. Grande respeito que os alunos aprenderam.

Muitos devem pensar que nessa relação aluno-professor quem na maioria das vezes está errado é aluno. Mas não é. Alguns professores, pensando que são superiores a todos, não têm o mínimo de respeito ao aluno e pensam que pode falar o que quiser, sem problema algum. Esse abuso de poder pode magoar o aluno que simplesmente ''não fez nada''.

Infelizmente grande parte da juventude esquece que está dentro da sala de aula e perde todo o limite - e principalmente o respeito. Os professores também têm a sua culpa, só por acharem que mandam em todos na classe. É triste pensar que toda a educação que recebemos desde pequenos é jogada no lixo.

14 comentários:

Nathália Monte ;D disse...

kkkkk é assim mesmo!!mas acredito que fica nem que seja só um pouquinho!!
beijO thays..

Elisa.♡ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisa.♡ disse...

adorei post. o pior qe é verdade esse negocio da violencia ne? o blog ta lindo, parabéns. se puder, da uma passada no meu. beijos

Paula disse...

O respeito deve começar no micro e depois partir para o macro.
Bjos,
Paulinha

GaB. disse...

É por causa dessa falta de respeito entre pofessor e aluno que acontecem casos como aquele a pouco que a aluna bateu na professora, a ponto de deixar ela com traumatismo craniano.
triste.

Beeeijos

Aline disse...

Eu até entendo, apesar de não concordar, atitudes assim em um colégio. Afinal são adolescentes, hormônios à flor da pele, rebeldia e tudo o mais. Inaceitável mesmo são comportamentos assim que continuam na faculdade aonde presumem-se serem todos adultos e presentes lá por escolha própria! Aí sim é pura falta de educação.

Nathállia Fhae ~εϊз disse...

É que os próprios professores nao aprenderam como despertar o respeito nos alunos.
Já leu "Filhos brilhantes, alunos fascinantes?!" Fala bem sobre o que vc disse!
Já fui expulsa de sala por rir, acredita?! Não do professor, mas porque ri. E ri baixo... Nem atrapalhei a aula, nem nada.
KKKKK

Bom, lindo fds pra vc!
;)

Fernanda disse...

ha uns meses atrás[ou anos sei lá...]eu sempre dizia que depois de terminar a faculdade de geografia eu iria ser professora,e isso niguém tirava da minha cabeça...até que esse ano eu tive a infeliz ideia de me candidatar a representante da minha sala,e eu simplesmente desisti da ideia de ser professora,por já está cansada de saber o que é vc ficar gritando acabando com a sua voz e ninguém prestar atenção...
por isso concordo com vc...é triste mesmo pensar que a educação que recebemos é jogada no lixo.

Marina Melow disse...

Pois é...infelizmente.
Quando a escola é pública, a educação é pior ainda. E sei disso, porque estudo em uma. É uma pena, me entristece isso. Tantas pessoas interessas, tantos talentos sendo desperdiçados.

Julyany ;) disse...

Pior que é mesmo... Tem aluno que respeita e professor tmb, mas atualmente é mais fácil encontrar desrespeito de ambas as partes... E o que mais me incomoda é saber que independente do que aconteça, a escola sempre fica do lado do professor, e só toma 'nosso' partido se envolvemos nossos responsáveis! Infelizmente, o respeito está em planos inferiores das pessoas dentro da escola! =/

Nicole disse...

"É triste pensar que toda a educação que recebemos desde pequenos é jogada no lixo." - concordo em gênero, número e grau. É triste, mas a cada dia as pessoas perdem mais o respeito umas pelas outras...

;*

Philip Rangel disse...

OO interessante é a maioria dos blogs apoiando o mesmo assunto...com certeza somos desvalorizados pelos nossos conhecimentos...

dreamsaboutme disse...

Gostei tanto do seu post,valeu a minha visita!Quanto às missões da escola e tal,eles pecam por nem sempre incentivar coisas simples mas de grande impacto. Por exemplo,da desses eu conheci o click árvore e o make a wish tbm.Se cada um fizesse um pouquinho..é clichê mas é fato.Me visite quando der na telha!Bjss ;)

Jhé Cruz disse...

Problema é maior ainda quando não tem educação em casa.